quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ÓPTICA GEOMÉTRICA (só teoria)

1.0 Introdução

A óptica é a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A Óptica Geométrica estuda esses fenômenos luminosos sem levar em conta a natureza da luz.
De modo geral, podemos dizer que a luz é o agente físico que produz em nossos olhos a sensação de visão. A luz é uma forma de energia radiante, podendo se comportar como partícula ou onda eletromagnética, e se propaga com a velocidade de 300.000 Km/s, no vácuo.

2.0 Fonte de Luz

As fontes de luz são classificadas em:
a) primárias (corpo luminoso) - produz a luz que emite. Ex: estrelas e lâmpadas acesas;
b) secundárias (corpo iluminado) - devolve ao meio de origem a luz recebida de fontes primárias. Ex: a Lua, as páginas de um caderno, a menina mais linda da sala... e a mais feia também...!!!

3.0 Meios ópticos

Normalmente, os meios materiais interferem na propagação da luz. Dependendo do meio, essa interferência pode ser em maior ou menor grau. Ex: uma vidraça limpa e lisa praticamente não interfere na propagação da luz, ou seja, enchergamos nitidamente através de uma vidraça. Um meio material que se comporta dessa maneira é chamado de MEIO TRANSPARENTE.

Mas, se olharmos através de uma janela de vidro fosco ou através de uma folha de papel vegetal, não teremos uma visão nítida dos objetos. Um meio nessas condições é chamado de MEIO TRANSLÚCIDO.

Finalmente, um meio que não permite que a luz o atravesse é chamado de MEIO OPACO. Ex: uma placa de madeira.

4.0 Princípios da Óptica Geométrica

4.1 Princípio da Propagação Retilínea da Luz: a luz se propaga em linha reta em meios homogêneos e transparentes.

4.2 Princípio de Independência dos raios luminosos: quando dois ou mais raios luminosos se interceptam, um não interfere na trajetória do outro.

4.3 Princpípio da Reversibilidade dos Raios Luminosos: a propagação da luz é reversível em sua trajetória, ou seja, o caminho percorrido pela luz para ir de um ponto A até um ponto B (ida) é o mesmo que ela faz de B até A (volta).

5.0 Consequências da propagação retilínea da Luz

a) Câmara escura de orifício
b) Sombra e Penunbra


BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário